O empresário Alexandre Zamperlini, 52, mudou-se para a Itália em 2005 para vender granito. Na volta ao Brasil, acabou mudando de ramo. Decidiu importar uma linha de sabonetes que conheceu na Itália e que chamou sua atenção pela fragrância.
A marca Nesti Dante fabrica sabonetes veganos e até um feito com folha de ouro 23 quilates. Segundo o empresário, as folhas de ouro são derretidas na composição do sabonete, em pequena proporção. A fórmula exata, diz ele, é segredo da fábrica italiana. O ingrediente tem propriedades antioxidantes, afirma.
Zamperlini criou a importadora AGL Brasil, com sede em Vila Velha (ES), e trouxe a primeira leva de produtos em 2008.
“Era um segmento totalmente diferente do que eu estava acostumado. Tive que estudar a burocracia, lidar com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), registrar produto”, conta.
O investimento inicial foi de cerca de R$ 500 mil, usados na importação, registro dos produtos e participação em feiras para divulgação. No ano passado, o faturamento da importadora foi de R$ 2,4 milhões. Para este ano, Zamperlini espera um aumento de 8% deste valor. O lucro não foi divulgado.
No início, bateu à porta de clientes pelo país
Zamperlini diz que, por ser um produto premium, o sabonete não poderia ser colocado em qualquer gôndola de supermercado.
“Vi que os concorrentes estavam no segmento de perfumaria. Então, eu pesquisava quais eram as principais perfumarias de cada cidade, pegava um avião e ia em uma por uma para tentar fechar negócio.”
Hoje, segundo o empresário, os produtos são distribuídos para 900 pontos de venda em quase todo o país, incluindo lojas de presentes, de produtos importados e de produtos de cama, mesa e banho, além de spas, clínicas de estética e
supermercados.
São 85 fragrâncias de sabonete em barra e 12 tipos de sabonetes líquidos. Até o Natal, a empresa deverá lançar no Brasil hidratantes e velas aromáticas da mesma marca, também importados da Nesti Dante.
Sabonete vegano e com folha de ouro
O diferencial dos sabonetes italianos, segundo ele, é que são veganos. “Eles não são testados em animais e são feitos somente com gorduras vegetais, sem o uso de gordura animal. O percentual de água é menor do que o dos sabonetes comuns,
por isso é um sabonete mais durável”, afirma.
Alguns dos sabonetes têm na fórmula extratos de figo, pêssego, tomate, cenoura, alface, pepino e abóbora. Há também o sabonete Luxury Gold, feito com folha de ouro 23 quilates; custa R$ 40 a barra de 250 gramas.
O representante da Nesti Dante diz que a empresa vende sabonetes de vários tamanhos, mas o principal produto é a barra de 250 gramas, que tem preço médio para o consumidor de R$ 35.
Atenção para o contrato com a marca
Marcelo Nakagawa, professor de Empreendedorismo e Inovação do Insper, diz que quem decide representar uma marca estrangeira no Brasil deve se precaver contra a possibilidade de o fabricante querer entrar diretamente no mercado nacional.
“É preciso colocar em contrato: se acontecer uma representação direta da empresa mãe, como será feita a remuneração?”, diz. Com o contrato, diz, o representante não corre o risco de, depois de ter desenvolvido todo um mercado para o produto
no Brasil, sair do negócio apenas com o que recebeu no passado, que é basicamente a comissão sobre a venda.
Segundo ele, a remuneração prevista em contrato deverá considerar a valorização da empresa sob a responsabilidade do representante.
Outro ponto a ser levado em consideração são oscilações de preço: quando o dólar dispara, por exemplo, a procura cai e o custo sobe.
Para Nakagawa, a representação de uma marca estrangeira também deve ser vista como um processo de aprendizado. “O empreendedor deve ter a perspectiva de estar aprendendo com esse processo, para, no futuro, poder representar outra marca ou criar um negócio próprio”.
Onde encontrar:
Nesti Dante – http://ilverosapone.com.br/nesti-dante/
Fonte: https://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2017/09/25/nesti-dante-sabonete-vegano-ouro-italia.htm
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